Deus age misteriosamente em Forrest Gump 🕊
Forrest esperava que Jenny fosse mesmo virar um pássaro
🍿 Forrest Gump (1994). Disponível na Netflix, Prime Video e Globoplay.
Quem já viu este filme deve ter notado que ele é meio que um grande resumo dos fatos mais relevantes da história recente dos EUA. Tudo isso sob o ponto de vista de um rapaz de baixo Q.I, o que o faz, por muitas vezes, ter um olhar ingênuo sobre o que se passa à sua volta. Para mim, essa foi a grande sacada do roteirista para abordar temas duros de uma maneira mais leve.
Acho de uma delicadeza tremenda, por exemplo, o modo como o protagonista nos conta o que acontecia na casa de Jenny sem que seja necessário dizer com todas as letras. Nós simplesmente compreendemos — e nos indignamos. A tensão cresce quando o pai da menina desperta e o vemos no encalço das crianças milharal adentro, garrafa de destilado na mão.
E então nos surpreendemos quando a pequena Jenny para de correr e chama Forrest para orar com ela, a decisão mais eficaz que poderia tomar naquele momento. Tão jovem e já intuiu que, como cristãos, devemos nos apoiar uns nos outros e orar. Sempre e mais profundamente a cada dia.
Ela pede algo que pode parecer descabido para um adulto:
Querido Deus, me faz virar pássaro para que eu possa voar para bem longe daqui.
Mas o nosso Deus é um Deus que ouve as nossas orações e o nosso clamor. Mesmo quando não sabemos nos expressar da melhor forma. Não existe oração "bonita". Existe oração quebrantada. Ele quer que sejamos como os pequeninos e nos derramemos em sua presença, totalmente dependentes e confiantes de que ele é perfeitamente capaz de fazer algo que contraria as leis da física.
A saída não vem como Forrest esperava. Ainda assim, nela ele consegue enxergar o agir misterioso de Deus. É que transformar Jenny em uma ave seria muito pouco para o Deus do impossível. O que ele faz é um milagre muito maior. Ele dá a Jenny um lar acolhedor junto à sua avó e, em vez de levá-la para longe, a traz para ficar ainda mais perto dos amigos. E não só isso. Implicitamente, pelo envolvimento da polícia, é razoável supor que alguma justiça foi alcançada.
O nosso Pai faz muito mais do que pedimos. É maravilhoso quando percebemos e reconhecemos tudo o que ele tem feito em nossas vidas. Se assim lhe tocar, mostre sua gratidão a ele nos comentários.
Veja o post no Instagram
Para todos verem
Forrest mais velho: Lembra que eu disse que Jenny parecia nunca querer ir para casa? Ela morava numa casa velha. Aos 5 anos, sua mãe foi para o céu. O seu pai era fazendeiro eu acho. Ele era muito carinhoso. Estava sempre beijando e tocando ela e suas irmãs. E aí, nesse dia, Jenny não estava no ônibus da escola.
Forrest criança: Por que não foi à escola hoje?
Jenny: Quieto, papai está tirando um cochilo.
Pai de Jenny: Jenny!
Jenny: Vem comigo! (em direção ao milharal)
Pai de Jenny: Jenny, onde se escondeu? Trate de voltar aqui! Onde você está?
Jenny: Ore comigo, Forrest. Querido Deus, me faz virar pássaro para que eu possa voar para bem longe daqui.
Forrest mais velho: Mamãe sempre dizia que Deus é misterioso. Ele não fez Jenny virar pássaro naquele dia. Em vez disso, fez a polícia dizer que ela não precisava mais ficar naquela casa. Ela foi morar com a avó na Av. Creekmore. E eu fiquei feliz, porque era pertinho de casa.