Como orar em Não Olhe para Cima 🙏
Em seu momento mais sombrio, o filme nos presenteia com uma linda oração
🍿 Não Olhe para Cima (2021). Disponível na Netflix.
Esse filme com Leonardo DiCaprio, Jennifer Lawrence, Meryl Streep e grande elenco é uma produção da Netflix que estreou no Natal do ano passado (por que escolheram essa data é uma incógnita para mim).
As suas mais de duas horas são recheadas de críticas ácidas à política e aos rumos de nossa sociedade em geral. A análise mais comum traça um paralelo entre não querer enxergar o meteoro vindo em direção à Terra com negar o aquecimento global ou a gravidade da pandemia da covid-19 por exemplo.
De um cinismo mordaz, a obra vai arrancando nossas risadas com seus diálogos incisivos até nos darmos conta de que não tem como essa história acabar bem. Um final feliz está simplesmente fora de cogitação.
E foi então que, em seu momento mais desalentador, em que já não havia mais nada a se fazer, eu fui surpreendida com uma cena delicada e tocante, em que personagens se reunem à mesa para uma possível última ceia e sentem o desejo de dar ações de graças e fazer uma prece. Depois de cada um compartilhar pelo que era grato, surge um impasse. Ninguém ali sabe orar. Todos exceto por um jovem rapaz. E que linda oração ele fez!
Dr. Randall: Não somos muito religiosos, mas a gente podia fazer uma prece.
June: Não olhe para mim. Eu não sei fazer isso. É só dizer “Amém”?
Yule: Deixa comigo. Eu faço.
Oração de Yule: Amado Pai e Criador Todo-Poderoso, pedimos Sua graça esta noite, apesar do nosso orgulho. O Seu perdão, apesar da nossa dúvida. Que encaremos o que está por vir em Sua vontade divina com coragem e aceitação no coração. Amém!
Quando, há pouco mais de 1 ano, passei a fazer parte de uma comunidade cristã acolhedora e engajada, vi como todos ali oravam de forma natural e constante. Assim, comecei a observar como eles faziam, de modo que eu pudesse aprender também. E esse exemplo do personagem de Timothée Chalamet tem todos os elementos de uma boa oração:
Ele adora ao Senhor e reconhece quem Ele é (seu Pai e Criador)
É humilde para perceber que recemos a graça apesar de não a merecermos
Confessa a sua fraqueza e pede perdão
Confia que pode ser consolado por Ele, independentemente das circunstâncias
Deseja que seja feita a Sua vontade e pede forças para aceitá-la, pois sabe que ela é boa, perfeita e agradável
E você? Também se surpreendeu com essa bela oração em um filme tão debochado? Me conta nos comentários.